
O monte de mentiras no canto da sala
Existe uma questão ligada ao meu trabalho como arquiteto que me incomoda e eu não sei direito entender a questão. É o desejo que as pessoas têm por enfeites, por aquilo que é mentira.
Porque é assim que eu vejo as molduras de gesso que estão nos cantos da parede com o teto do apartamento onde vivo, por exemplo. Porque? Dizem que é pra “dar acabamento”, o que é intrigante, pois o papel de acabamento acaba sendo a depreciação do próprio apartamento. E podemos ver exemplos bem mais exagerados em outros edifícios novos da cidade, nos quais a questão “dar acabamento” já nem cabe.
Outro dia fui visitar a casa de uma tia, com certeza alguém que tem alguma certa preocupação com a veracidade das coisas pelo fato de trabalhar com leis e regras. Logo na sala de sua casa estava ali um “rack”, desses fabricados em série com um tom de branco envelhecido, o rack em si já era um absurdo, uma das prateleiras era na diagonal cortando todos os compartimentos e fazendo com que quase todos fossem inúteis. Pois nada para em uma tábua inclinada como todos já sabemos.
Mas a questão que eu queria falar nem é o rack, mas sim as coisas que estão em cima do tal móvel: dezenas de pecinhas de louça, toalhas rendadas, vasos sem flores, vasos com flores secas. A sensação que eu tive a olhar aquilo foi de ver um monte de mentira no canto da sala.
Porque aquelas coisas estavam ali? O uso daquilo é com certeza nulo, aqueles objetos só devem ser tocados quando é preciso tirar o pó e limpar as pecinhas. Mas parece que as pessoas gostam disso, ou simplesmente não pensam.
Acho difícil que as pessoas não pensem na própria casa. Então sobra a opção de que elas gostam. Gostam de que? Desse monte de coisa inútil, que inventam uma história de mentira, que servem pra “dar acabamento” à uma vida estranhada?
Não consigo tirar essa idéia da minha cabeça, que as pessoas gostam de viver na mentira, sim na mentira, porque viver na fantasia seria muito mais divertido e sincero.
Será que é isso? As pessoas não gostam da onde vivem e enchem a realidade do dia-a-dia de mentiras que fazem elas não prestarem atenção?

3 Comments:
Sim, o pior é que é isso.
I will not pretend
I will not put on a smile
I will not say I'm all right for you
When all I wanted was to be good
To do everything in truth
To do everything in truth;;;
Meu amigo...
sinto como se um peso tivesse sido retirado completamente de meu estomago.
Estão ai retratadas neste texto as palavras sempre desejadas por mim em serem ditas e questionadas. Faltou-me, seguramente, eloquencia e um maldito caderninho para anotar meus pensamentos a cada vez que me deparo com a mesma situação...
Post a Comment
<< Home